O termo advergames é a fusão das palavras inglesas Advertise e Games, Propaganda e Jogos traduzidas respectivamente para o português. Se trata de uma estratégia de comunicação e marketing relativamente nova no nosso universo.
Vivemos numa sociedade dinâmica e exigente, o que faz com que os profissionais de marketing tenham cada vez mais que se deparar com o desafio de prender a atenção dos clientes em potencial. Um caso clássico deste é o site da Barbie (www.barbie.com.br) que possui diversas atividades voltadas para as meninas de quatro à oito dez anos, são jogos diversos , inclusive com tecnologia 3D que fixam em suas mentes a maca Barbie , uma boneca que desde 1959 é o sonho de consumo das meninas e de muitas adultas também.
Mas como isso funciona? Fácil, com a tecnologia cada vez mais avançada e o mercado de games cada vez mais aquecido não demorou muito para que as empresas de comunicação percebessem que anunciar nos meios broadcast não estava mais surtindo o efeito desejado, as mídias são caras e o consumidor hoje tem uma infinidade de formas de escape dos comerciais, canais por assinatura quase sem propagandas, dvd, internet, enfim, várias formas de se informar e obter entretenimento sem ser vítima de uma enxurrada de comerciais.
Porém, ao estar jogando um videogame, participando de um game num determinado site o mesmo não se sente tão abordado, pois está se divertindo se distraindo e essa propaganda não o parece tão intrusiva, afinal de contas o mesmo não está sendo interrompido em sua atividade recreativa.
Assim, brincando, se divertindo, muitas vezes aprendendo com a brincadeira o usuário, visitante ou internauta acaba propagando a marca através da facilidade da distribuição viral, o que é feito de forma espontânea nas diversas redes sociais que estamos inseridos (Orkut, Twitter, Facebook, Hi5, dentre outras) pelo simples fato de ter gostado do game. Essa categoria de estratégia de marketing não restringe-se a produtos consumíveis, ela pode ser usada para serviços, aliás, a própria internet como um todo trata-se de uma prestação de serviços e divertir seu cliente potencial pode ser considerado um diferencial de mercado.
Não precisamos procurar muito na internet para acharmos esse advergames, basta entrar no seu MSN e você já tem acesso aos jogos da Tim, Fanta e Skol , todos repletos de recursos gráficos modernos, sons e muita música. Tudo para manter o internauta preso à "marca". Através de pesquisas científicas ficou mais do que comprovado que o ser humano assimila melhor uma ideia ou mensagem se ele for motivado para isso, se houver uma linguagem lúdica que divirta no mesmo momento que informe, é o clássico formato das historinhas infantis que geralmente trazem uma moral para educar-nos quando criança.
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